Qual a diferença entre um dispositivo móvel e um computador?


 A princípio parece uma dúvida besta, mas, se pararmos para pensar não é uma questão tão simples.

Há alguns anos atrás a diferença era gritante, os celulares e dispositivos móveis não tinham a menor possibilidade de serem comparados com computadores porque o hardware e desempenho entre eles eram totalmente diferentes mas, conforme os anos foram passando e com o avanço da tecnologia a diferença entre eles foi ficando cada vez menor, já temos smartphones com processamento muito parecido com computador e as vezes até superior a alguns modelos.

Xiaomi mi 9 Explorer

Notebook Samsung i3


Logicamente que temos variados tipos e modelos e que não podemos compará-los diretamente mas, há estilos de vidas que podem ser facilmente executados só utilizando um smartphone, sem a necessidade de um computador, mas, onde eu quero chegar com tudo isso?

Porque eu não posso simplesmente pegar um software que funciona em um computador e instala-lo em um smartphone ou tablet? O que me impede de fazer isso, se a capacidade de processamento deles é similar?

E a resposta está na arquitetura dos dispositivos.

Ta e o que é a arquitetura?

Em tradução livre.

Segundo a Wikipédia:”Em ciência da computação, arquitetura é um conjunto de regras e métodos que descrevem a funcionalidade, organização e implementação de sistemas de computadores. A arquitetura de um sistema refere-se à estrutura em termos de componentes especificados separadamente e suas inter-relações.”

Então levando em consideração o que disse até o momento, intuitivamente podemos alegar que se um programa de computador não funciona em um smartphone é porque a arquitetura deles é diferente? Exatamente, nos dois casos temos arquiteturas e funcionamentos diferentes e abaixo explico um pouco mais sobre isso, continue acompanhando.

Arquitetura RISC x CISC

A maioria dos computadores utiliza um modelo de arquitetura que é conhecido como CISC(Complex Instruction Set Computer), em tradução livre temos, computador com conjunto de instruções complexas e esta arquitetura tem este nome porque em uma única instrução é possível realizar várias operações de baixo nível como carregar da memória, operações aritméticas e armazenar dados em memória, já na maioria dos smartphones e tablets temos a arquitetura RISC( Reduced Instruction Set Computer) traduzindo temos, computador com conjunto de instruções reduzidas, ao contrário do modelo CISC, o RISC não executa todas as operações em uma única instrução, as operações são reduzidas e executadas separadamente, o que facilita o processador a alocar recursos mais eficientemente.

Então como pudemos ver a arquitetura é que define de que forma um programa deve ser interpretado pelo processador, sendo assim, um programa feito para um smartphone não pode ser executado diretamente em um computador e por isso temos várias versões de um mesmo programa para cada arquitetura diferente.

Neste artigo não levamos em consideração o sistema operacional utilizado mas, além da arquitetura do processador, também devemos levar em consideração o sistema operacional utilizado mas, isto é papo para um outro artigo. 😁

Encontrou algum erro, tem dúvidas ou sugestões? 

Comente abaixo. 😊

Fontes:

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Computer_architecture

https://www.watelectronics.com/risc-and-cisc-architecture-their-differences/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica de privacidade - Aplicativo Cart Check

Porque Kotlin?